quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Resumo de História da Educação Física

Disciplina = História da Educação Física
Discente = Ricardo dos Santos Sacramento
Resumo de História da Educação Física


Estudar História da Educação Física / Esportes nos cursos de Graduação é muito questionado por alguns alunos por ser uma disciplina, que está relacionada ás ciências humanas, pois os conjuntos de conhecimentos da área de Educação Física ficam ligados as ciências exatas e biológicas. Apesar da História da Educação Física/ Esportes, não ser especificamente voltadas ás ciências exatas é de fundamental importância para a formação do professor.
Essa disciplina nos fornece informações magníficas sobre a História da Educação Física nas tradicionais cidades como, Grécia Antiga, Roma, dentre outras que possibilitam maiores avanços das pesquisas históricas na área, mesmo assim, tais espaços, têm se mantido simplesmente pela força da tradição, é evidente que a prática é importante para a atuação profissional, mas é preciso dar condições por meio de uma comparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar constantemente suas atuações.
A História da Educação Física, deve ser estudada por está preocupada em preparar o aluno para pensar e repensar a necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda atuação pratica, essa junção entre teoria – pratica isso contribui historicamente para compreender os problemas e solucionar os mesmo. Então o estudo da história nos ajuda a entender melhor essas condições que nos cerca, as possíveis imposições do passado no presente, a história possibilita a busca de critica do presente através dos conhecimentos histórico, e isso, contribui para a compreensão da sociedade.
Temos que estudar história, para erguer algumas tendências, como apresentar a possibilidade de dialogo com outras áreas do conhecimento como a sociologia e a antropologia. O estudo da história ajuda conhecer e manter as tradições que se estabeleceram ao longo do tempo.
O estudo dessa disciplina é importante porque, tem uma opinião sobre o esporte para possibilitar o estudo do esporte, utilizando o esporte como objeto de compreensão da sociedade,isso abri espaço para discutir os aspectos histórico da disciplina do esporte, pois qualquer atuação pratica antes precisa de uma base teórica e essa junção teoria-prática deve existir para contribuir com o estudo da disciplina.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Ricardo,

Segundo uma visada inicial, você cumpriu com os critérios de um resumo: expor o tema central, a perspectiva do autor e os argumentos utilizados. Além de você apresentar um básico poder de síntese que o faz destacar as partes principais do texto de maneira articulada. Por exemplo, você foi muito feliz ao destacar a idéia do autor sobre o estudo da história possibilitar a reformulação da prática dos professores. Além é claro, que em bora a EF esteja atrelada teoricamente à biologia, o fato de a prática ser a licenciatura, coloca a necessidade do profissional estudar as ciências humanas. Porém, para um resumo acadêmico, cabe algumas observações para sua melhora. Todo resumo não deve ser iniciado indo direto ao assunto, mas sim apresentando o texto e seu autor. Portanto, faça referência ao texto. Por exemplo: “Segundo o texto de... estudar história da....”. E aí você continua. Um outro detalhe. É possível perceber que você transcreve algumas partes do texto. Tente não fazer isso, para, utilizando seu poder de síntese, escrever com as próprias palavras. Sem, no entanto, expor suas idéias, pois em um resumo deve estar em destaque as idéias presentes no texto.
Para visualizar e intervir no blog da disciplina, basta clicar no título deste comentário.
Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.